Sem querer ferir susceptibilidades hoje vamos dar atenção a essa grande árvore que é muitas vezes menosprezada e vista como " a má da fita".
E temos hoje mais uma noite de filmes ou não...
Essa forte árvore...
Anónimo
Comentários (12) | quarta-feira, abril 19, 2006
12 Responses to "Essa forte árvore..."
O pinheiro-bravo é uma gimnoespérmica da família das pináceas. Florestalmente é uma resinosa.
DESCRIÇÃO
O Pinheiro-bravo Pinus pinaster é uma árvore de grande porte, podendo atingir os 30 - 40 m de altura. O tronco tem uma casca espessa, de cor castanha avermelhada, profundamente fissurada. As folhas são agulhas, emparelhadas, de cor verde-escura, com 10-25 cm, rígidas e grossas.
Espécie monóica (isto é, o mesmo indivíduo tem flores masculinas e femininas). As flores masculinas localizam-se na base dos rebentos anuais. Os amentilhos femininos, rosados, localizam-se no topo dos rebentos anuais. As pinhas são cónicas ovóides, simétricas ou quase, castanhas claras e polidas, com 8-23 x 5-8 cm.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Região Mediterrânica e costas atlânticas de Portugal, Espanha e França. Introduzido na Bélgica, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS
Vegeta bem na grande maioria dos solos com excepção dos solos com muito calcário solúvel (pH elevado). Encontra-se em melhores condições em zonas com precipitação média anual superior a 800 mm, com pelo menos 100 mm no período estival.
PROPAGAÇÃO
Propaga-se por semente com muita facilidade, embora a larga maioria dos povoamentos seja obtida por plantação.
HISTÓRIA E UTILIZAÇÕES
Fazendo parte da história natural da Península Ibérica, a área de distribuição do Pinheiro-bravo começou a aumentar por intervenção humana a partir dos séculos XII e XIII, principalmente devido à sua utilização na contenção das dunas litorais. A partir do final do século XIX, e principalmente a partir da década de 40 do século XX, a área de pinheiro-bravo aumentou através da expansão para regiões serranas do interior do país.
As utilizações principais do Pinheiro-bravo são as madeiras (pranchas, aglomerados e outras utilizações) e a produção de resina.
Atenção ao PINHEIRO QUE ELE É LIXADO
FODA-SE!!!!!!!!
mas eu fiz mal a alguem para levar com um animal destes???
Amigo inquilino é de compreender a confusão mas a árvore em causa é o eucalipto e não o pinheiro bravo. Caro incubus atenção à linguagem.
Anexo,o cerebero devia ter-te caido para os pés (se é q alguma vez tiveste tal coisa!)...
Um bom filme para ti:
Anexo= O infiltrado
eu chateado??? por bocas tão foleirinhas???ainda te falta muito Anexo para me conseguires chatear...mas vai treinando,pode ser q chegues lá um dia!!!
ehehehe!!!!
"private jokes"!!!!
q bem fala este rapaz...
está-se mesmo a perder por aqui...
eheheheh!!!!
Pensei que te tinhas chateado connosco pedlos, e hoje temos pm night´s onde?
divinus, foda-se
já não é pra mim
Mais uma vez amigos bloguistas atenção à linguagem
ui ui, tanta biolencia que ate o administrador saiu da toca pa acalmar os animos...
Entao o incubus e o anexo numa troca de mimos hummmm... tadito do incubus ta trizte por ainda nao ter filme tratamos ja disso...
so pode ta trizte e feito num cubo ou em ingles "in cubos" ihhiihi
se ficar com azia pastilhas renie pa este homem heheh
tanta gente nervosa.
hihihi
Enviar um comentário