Gandas malucos


18 Responses to "Gandas malucos"

Anónimo disse... 4/10/06 10:53

2 noites de praxe e nehuma novidade, nem se corre mal ou se corre bem? Os R.N´s ainda não voltaram de férias? E as medalhas acabaram? Vou ver se logo entro ao serviço!Ou será que o jantar ainda deixa marcas?

Anónimo disse... 4/10/06 11:10

A PRAXE AO LONGO DOS TEMPOS
Os "anos negros" da humilhação


Obrigados a atar, com um cordão, o órgão sexual a um tijolo. Coagidos a beber água de um copo onde outros haviam molhado o pénis. Esfregada com bosta de porco na cara, no cabelo e no peito. Obrigados a simular um assalto a um banco. São casos que aconteceram durante as praxes académicas um pouco por todo o país.

A maioria remonta a 2002/ /2003, os "anos negros" da praxe em que também a estudante do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros foi notícia na Comunicação Social. Os "abusos" aos praxados pareciam estar a diminuir, mas a queixa de uma aluna, apresentada na semana passada na PSP, veio contrariar a tendência.

Agredida no Porto

A jovem, de 18 anos, residente em Leça do Balio, Matosinhos, queixou-se às autoridades de ter sido ameaçada e agredida por elementos da comissão de praxe no interior da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A caloira diz que sofreu agressões, no tronco e nos braços, com uma colher de pau de grandes dimensões e com uma "moca" de madeira, que lhe chegaram a rasgar a camisola que vestia.

O caso de Ana Sofia Damião, aluna do Instituto Piaget que escreveu, em Novembro de 2002, ao então ministro da Ciência e Ensino Superior a denunciar o que vivera durante a praxe, serviu de mote para que outras denúncias começassem a surgir.

Um ano depois, uma aluna da Escola Agrária de Santarém, incentivada pelo que acontecera à estudante de Macedo de Cavaleiros, escreveu também ao então ministro Pedro Lynce a contar os excessos de que foi vítima. A caloira foi "esfregada" com bosta de porco na cara, pescoço, peito, costas, barriga e cabelo.

No mesmo arranque desse ano lectivo, um grupo de cinco caloiros do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra foram obrigados a atar o pénis a um cordel, nalguns casos amarrado a um tijolo, e a beber água de um copo onde outros haviam mergulhado o órgão sexual.O pai de um dos estudantes escreveu ao Governo pedindo "reflexão e justiça". O encarregado de educação alegava que o filho ficou deprimido e psicologicamente afectado.

Simulação de assalto

A 2 de Outubro de 2003, 11 caloiros do Instituto Superior Técnico (Oeiras), no cumprimento de uma ordem dada pelos veteranos, simularam um assalto à Caixa Geral de Depósitos de Oeiras. O alarme da dependência bancária chegou a ser accionado e a Polícia pôs termo à "brincadeira".

Em Novembro do mesmo ano, 45 caloiros do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna(ISCPSI), em Lisboa, foram coagidos a lamber um pénis de borracha, colocado num manequim de plástico. Antes disso, os alunos tinham estado duas noites sem dormir e foram obrigados a correr no ginásio do instituto de olhos vendados, embatendo uns nos outros.



Inês Schreck


"Investidas bárbaras"

Até ao século XVIII, os rituais de recepção aos caloiros na Universidade de Coimbra davam pelo nome de "investidas". A violência de algumas práticas levantou muitas vezes o debate sobre a questão. Após a morte de um estudante durante uma praxe, em 1727, o monarca D. João V decidiu proibir as investidas, considerando-as cada vez mais "bárbaras".



Violência e morte

No século XIX, a palavra "investida" deixa de usar-se no meio académico e as práticas com os caloiros passaram a designar-se por "caçoada" e "troça". Na segunda metade deste século, ocorrem novos episódios de violência. Os novatos são "tosquiados" e envolvem-se em brigas com os mais velhos. Em 1973, um estudante mata um colega depois de lhe ter sido cortado o cabelo à força.



Abolida e recuperada

A praxe desaparece com a proclamação da República, em 1910, e só nove anos depois volta a surgir. Em 1960, é novamente abolida com a crise académica. Quatro anos depois da revolução de Abril, a tradição é recuperada. 1979 fica, assim, conotado, como o ano do regresso da praxe e da Queima das Fitas. Tudo começou na Universidade de Coimbra, mas a partir da década de 80 as tradições académicas espalham-se pelas universidades de todo o país.

upa_upa disse... 4/10/06 11:38

bom dia, hj temos ca os reporteres da TVI, a ressaca ta mesmo em todo o lado!

só uma pequena observação ao post do anónimo: as praxes são livres (só é praxado quem quer), são um meio de integração dos novos alunos na comunidade academica, e todos os caloiros são avisados para sempre que axem que estão a ser vitimas de uma praxe mais puxada ou mais violenta, se dirigirem a um membro da comissão de praxe, rex dux's, veteranos... o que nao falta é pessoas para lhes dar apoio! alias que arranje um padrinho ou madrinha, é para isso que eles servem! (normalmente escolhem os padrinhos e madrinhas por um cariz sexual... azar... depois não têm quem os defenda? bem feito!)

pedlos: figurinhas? aquilo são gajos a curtir um som qualquer... nao me lembro qual, mas devia tar a ser fixe!

bem e hj falei de mais, xau e adeus

(e ja agora anonimo, nao tenhas medo de te identificar porque ainda estamos num pais livre e tens direito a tua opiniao)

Anónimo disse... 4/10/06 14:33

Fiquei a dormir ao ler o testamento do anónimo...ao menos identifica-te,não tenhas medo q na ressaca não praxamos ninguem!!!
Ups!...enganei-me,afinal praxamos!
E vejam só a noite q eu perdi...maldito upa_upa!!!
Mictian é hoje q te pomos a vista em cima?
Pedlos,falaste em caloiros,q caloiros???vou ali já venho...e o gajo de Lousada até de quatro é maior q nós...eh!eh!eh!!!!
Hasta!
Portem-se...
Encontramo-nos numa tasca qualquer!!!
Vassouras e Amina boa viagem,a ressaca espera por noticias vossas!!!

Anónimo disse... 4/10/06 14:42

Atenção k eu não sou o pedlos! A vista em cima? Sempre em todo o lado vós é que é só às vezes! Onde é o hoje a party?

Anónimo disse... 4/10/06 14:43

Em relação ao anónimo, a opinião dele vale o que vale e respeito-a como é claro mas discordo totalmente!

Anónimo disse... 4/10/06 16:37

Ninguém diz nada! Nem se fala das noites k se passaram nem k se passa hoje. Isto anda muito mau! Um gajo ker beber um copo ninguem diz nada.

Anónimo disse... 4/10/06 17:56

boas blokistas!!! grande jantar da ressaca!! com a nossa ana julia sempre a bombar!!
hoje temos festa na taska e pra acabar a noite em belezzzzzzzzzza "Divinus"...
hasta
Putito

Anónimo disse... 4/10/06 19:25

Caro colega "anónimo" devemos informa-lo, visto ainda não ter detectado: este blog abrange apenas as festas e tudo o que se passa em seu redor. Subentende-se por "redor" as pessoas que aparecem nas festas e principalmente as figurinhas que se fazem quando já se encontram em estado avançado de alcoolismo.

Além de que, o seu comentário, a este post foi completamente despropositado. Trata-se de um post sobre o jantar do blog ocorrido na semana passada, não tendo este, absolutamente nada a ver com a praxe realizada aos caloiros.

Tal como o caro colega, também as outras pessoas lêem o jornal, vêm os noticiários e até visitam sites na internet. Se o seu objectivo era informar a comunidade académica dos incidentes que acontecem durante a praxe, lamentamos informa-lo que perdeu o seu tempo, pois este não um blog "anti-praxe" nem um blog visitado por caloiros.

Concluindo: o seu recado caiu na caixa de correio errada.

P.S. - quando alguém pretende alertar outrem, sobre determinados assuntos mostra a sua face, não se esconde por detrás de uma máscara. Se bem que ainda faltam alguns meses para o entrudo, vulgo carnaval.

Anónimo disse... 6/10/06 10:56

Meu caro barbatanas a noticia não é para criticar ninguem nem com os fins que você tenta fazer crer.
Como aluno da ESTGM e não do Polo de Mirandela quero-lhe dizer que sei que este é um local visitado por muita gente e ao expor a noticia(Fonte JN) é para que as pessoas não ultrapassem certos limites na praxe.

Só isso unicamente.
Caro barbatanas acredite que sei bem primeiro que você qual o fim para que este Blog foi criado!

Um abraço para todos e continuação de boas praxes, o que não m parece que esta a acontecer!

Anónimo disse... 6/10/06 10:59

só quero dizer que não respondo a provocações e peço ao morais que não apague os comentarios. estou a escrever como anonimo porque ainda não m consegui registar. Ok Seringas e outros!

Anónimo disse... 6/10/06 11:12

Amigos voltei mais cedo do que o que pensava, mas não por nada grave e ainda bem! Só queria dizer que as opiniões de todos são bem vindas tal como a resposta a estas, foi o que aconteceu com o amigo anonimo que não se conseguiu registar e outras respostas entre os quais o amigo barbatanas, até agora tudo com bom senso, muito bem continuem assim! E já agora quem sabe se num dia destes não teremos um debate sobre a praxe!
Fiquem bem a até um dia destes!

Anónimo disse... 6/10/06 11:49

então anónimo regista-te e agradecia q não falasses em nomes neste blog,por isso existem os nicks...
E se vieres por bem és bem vindo!
Hasta!
Portem-se...

Anónimo disse... 6/10/06 11:54

Amigos já saiu novo artigo desde hoje de manha!

Anónimo disse... 6/10/06 15:07

Seringas não sei quem és nem m interessa! este blog e de todos mas tem um administrador que é o morais eu sei tao bem como tu que ele tem um nick. como não é este o teu nome ............... e mais nada, que não foi para ti que eu falei e a namorada dele não tem ciumes...........

Anónimo disse... 6/10/06 15:41

ok anónimo. Mas não é necessário falar em nomes ainda assim! O Morais que toda como toda a gente sabe é o administrador do blog não tem problema nenhum em assumi-lo e fala com quem quiser fora do blog pessoalmente. Aqui dentro vamos mantendo os nicks para o bem estar de todos ok? E não vamos entrar já em discussões desnecessárias ok?

Anónimo disse... 6/10/06 17:56

Caro colega anónimo, já era altura de se identificar. Já que conhece e que divulga os nomes dos intervenientes deste blog, também poderia divulgar o seu.

Deixe-nos ajudá-lo: em vez de colocar o visto em anónimo, coloque em other/outro, assim insere o nick que lhe convier e deixa de se manter protegido pelo anonimato.

Tal como os outros membros deste blog, utilizamos Barbatanas, como nosso nick. Não por termos resseio de darmos a cara, mas por ser regra crucial deste blog.

Tal como os bloggers criadores deste site, também nós conhecemos os comentadores, no seu dia a dia. Mas isso não nos dá o direito de os identificar ou sequer de os tratar pelo nome próprio, visto ser regra o uso de nicks.

AH!!!! Visto usarmos um nick, não pode afirmar que sabe melhor do que nós o fim deste blog, uma vez que não consegue associar o nick à(s) pessoa(s). Mas desde já deixe-me elucidá-lo que fomos dos primeiros a ter conhecimento da criação do mesmo.

As pessoas escrevem comentários não para ofender, apenas para expressar a sua opinião.

Já agora, se é aluno da ESTGM (conforme afirma ser), lamentamos informá-lo, de que a ESTG Mirandela é precisamente a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela, logo um Polo de Bragança.

Para que não interprete mal o nosso comentário feito à sua primeira opinião, volte a lê-lo novamente.

Anónimo disse... 6/10/06 20:14

caro barbatanas e so para informa-lo que nao somos polo nenhum nem de ninguem somos sim uma instituição ligada ao politecnico de bragança e como tal uma escola tal e qual como a de saude agraria etc.... ou tb denomina de polo estas que me referiu!!!
vamos dar um pouco de dignidade a nossa escola e deixar de lhe chamar polo...
nos pertencemos á ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE MIRANDELA!!

O TAVARES(UM ANTIGO REX DA NOSSA ESCOLA) QUE NAO OUÇA A CHAMAREM POLO A NOSSA ESCOLA SE NAO TA TD FODIO

Enviar um comentário